terça-feira, 7 de outubro de 2008

Os lisboetas e o que isso significa

Aqui há uns tempos falei, assim de repente, nos lisboetas. É um conceito que aprendi com o meu irmão. Mas como bom discípulo de melhor Mestre, eu agora aprofundo e contextualizo. Até porque a partir da premissa inicial fui desenvolvendo a minha própria teoria acerca de "os lisboetas".


Acredito na teoria do método, pelo que focalizo a minha exposição no EXEMPLO. O que é e como se distingue "o lisboeta"? Por viver em Lisboa? Não, claro. Por ter nascido em Lisboa? Frio. "o lisboeta" independentemente do sexo, é aquele que pratica, com maior ou menor convicção "a defesa pública dos seus amiguinhos lisboetas" Donde resulta óbvio que "o lisboeta" tal como o configuro, é uma pessoa com acesso aos órgãos de comunicação social. Logo, estão excluídos desta classificação 99% dos Lisboetas propriamente ditos (com maiúscula).

Bom. Tendo acesso aos "mass media" que faz "o lisboeta"? Simples. Defende os amiguinhos, já o disse e ataca todos os que, não pertencendo ao grupo, se atrevem a criticar determinados comportamentos e atitudes de algumas pessoas.

Ana Sara Brito. Para mim, como para a esmagadora das pessoas, é uma senhora que cometeu um erro. Grave. Face ás funções que ocupa esse erro devia determinar a sua demissão. Simples. Civilizado. Limpinho.

Mas que nos vem dizer, na última edição da revista do Expresso, sua excelência Inês Pedrosa? Que somos umas bestas. Então não conseguimos vislumbrar a ética republicana personificada na Enfermeira Ana Sara Brito? Não enxergamos nós, pobres diabos, que a senhora é um exemplo de serviço abnegado e de entrega à causa pública?! Como nos atrevemos? " a tentativa de assassínio de carácter de que foi alvo ASB é um exemplo- limite do lamaçal em que se tem vindo a tornar a política portuguesa"

Primeiro erro do lisboeta - eu não conheço, nem quero conhecer o carácter da ASB, só "os lisboetas" podem ascender a tal desiderato. Logo não quero assassinar ninguém, muito menos o carácter de desconhecidos. Depois diz que ASB é um exemplo de honestidade e eficiência. Aqui, não posso deixar de concordar. A maneira como ASB resolveu um problema que afecta milhões de portugueses: o da habitação, foi particularmente eficaz. Como se pode constatar aqui.
Isto são "os lisboetas". Merda para os lisboetas.

Sem comentários: