terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

O prometido é devido - Capítulo 4 de 5

DITIRAMBOS; Ditirambo, s. m. Hino em nome de Baco, entre os antigos: "tinha... no nariz vestígios evidentes das suas simpatias pela divindade celebrada nos antigos ditirambos", Júlio Dinis, A Morgadinha dos Canaviais, I, cap.7, pág. 108.
- Poema lírico que se distingue da ode por mais impetuoso entusiasmo e pela irregularidade dos versos e das estâncias: "Uma nação cujo idioma chegou à maturidade...pode ter epopeias, tragédias, cânticos, odes, lendas, ditirambos", Latino Coelho, A Oração da Coroa., I, cap. 1, p. 15.
-P. Ext. Exaltação excessiva de um facto, das qualidades de uma pessoa, etc.:"nunca o ditirambo e o chamariz são excessos para quem medra no favor público", Aquilino Ribeiro, O Homen que Matou o Diabo, cap. 12, p. 290. (Gr. dithyrambos).
LIT. "Ditirambo", de maneira geral, é a designação que convém a qualquer composição poética caracterizada pela desordem e pelo arrebatamento da emoção, e, quanto à forma literária, pela irregularidade das estãncias e variedade de metros; mais especialmente é um hino em louvor de Dionísio (ou Baco), se bem que o género, muito antigo entre os Gregos, fosse anterior ao culto de Dionísio. (...)
Fonte: ibidem, Vol. 9

Sem comentários: