terça-feira, 27 de maio de 2008

Violência Doméstica

É muito complexa esta coisa absolutamente indizível da violência doméstica. Tal como na Medicina, dá ideia que cada caso é um caso. Senso assim, o Estado, pesado e lento não conseguirá fazer nada que verdadeiramente ajude as vítimas. Restam as organizações e associações privadas, só estas parecem ter sabedoria, experiência e tempo para lidar com este fenómeno. Eu apoiava ao máximo estas organizações e dava-lhes espaço e meios para actuar de facto. Esta coisa da queixa na polícia é pura demagogia. Não funciona na maior parte dos casos. Aqui a resposta tem que ser outra. Mas lembrei-me disto porque estou chocado com o paradigma da violência doméstica: É que.. não há paradigma! O velhaco podre de bêbado que agride a mulher vulnerável que não tem para onde ir, mesmo que conseguisse ultrapassar a vergonha da situação? Isso não é bem assim. Estou em choque porque soube de uma amiga que é agredida pelo marido. Já desconfiava, mas desde ontem que não há como disfarçar. Logo a pergunta, mas porque não sais de casa? Esta minha amiga tem carro, ganha mais do que ele, e os pais nem moram longe, já para não falar de dezenas de amigos e amigas. Tem formação superior. É bonita e inteligente. E é agredida.
E não sai de casa. Parece que a besta diz que se mata!
É o Estado capaz de dar resposta a isto?

Sem comentários: