terça-feira, 12 de agosto de 2008

A blogosfera

Está a morrer. Pessoal, isto não é nada!? É só disparates e uma feira de vaidades. Contam-se pelos dedos da mão os blogues que vale a pena ler. Por sua vez, este têm agenda privada, isto é, o blogue não é um exercício de cidadania, é um instrumento para qualquer interesse mesquinho.
Já há quem sem pudor algum, talvez mesmo racionalmente, poste sem que haja possibilidade de comentar. Aqui por exemplo. Ora se não podemos comentar e depois discutir com o autor, onde fica a dialéctica interactiva que distingue (distinguia) os posts dos artigos de jornal?!
A anunciada revolução (emancipação) do exercício da cidadania através dos blogues, falhou. Redondamente. É por isso que a blogosfera tuga está reduzida à dimensão do país que somos: por uma lado milhares de blogues sem qualquer interesse, por outro blogues aparentemente interessantes mas devedores (com dívidas, mesmo) e portanto insolventes nas ideias . Ora porque o autor (autores) está a publicitar o seu nome para que o jornal lhe pague mais, ora porque quer que o jornal repare nele. Ainda não é desta que a blogosfera superará a imprensa dita tradicional. Mas o mais curioso é que eu nem me importo muito com isso. A não ser ter chegado à conclusão que dei demasiada importância à blogosfera. Em vão.

Sem comentários: