sábado, 27 de setembro de 2008

Paradoxos

De um país que devia estar regionalizado. Há uma região chamada "demarcada do douro". Por ser demarcada dizemos, com razão, tratar-se do país vinhateiro. O que temos então no país vinhateiro? A EMD (Entidade de Missão do Douro) por um lado, e a realidade dos que lá andam, vivem e trabalham. Diz a EMD: O projecto Douro - Região Vinhateira será candidato ao Programa de Valorização dos Recursos Endógenos (PROVERE) no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O Consórcio público-privado liderado pela EMD pretende convertê-lo numa "via verde" de acesso a vários programas de apoio. ( os durienses andam a falar e já agora, a usufruir, de apoios destes há anos, sem qualquer resultado)
O que diz a realidade da região que a EMD desconhece de todo: "Exploração de 400 romenos na vindimas: A câmara de Santa marta de Penaguião está preocupada com a exploração a que estão sujeitos os cerca de 400 romenos que chegaram ao concelho em busca de trabalho. A maioria está a trabalhar nas vindimas à mercê dos "empreiteiros agrícolas" que lhes ficam com uma percentagem elevada do salário"... Tudo no público de hoje.

Entretanto e como estou por cá, estive ainda agora mesmo com uma pessoa que tem aí uns 20 hectares para vindimar e que tem 5 trabalhadores! Dizia-me, com piada, que ia tentar acabar a vindima antes do Natal!
Em suma e para abreviar conversa, a EMD e o senhor Magalhães não quererão ir para o caralho!?

Sem comentários: