domingo, 12 de outubro de 2008

And now...II

Posto isto, de que precisa o Sporting? Receitas. Dado que as "fontes tradicionais" jorram quantidades insuficientes de receitas (dinheirinho) a saída é simples e chama-se INVESTIDOR. Não tem que ser estrangeiro mas é o mais provável. Sucede que há dois factores que impedem ou dificultam esta solução óbvia: os Estatutos e a situação financeira do Clube. E é relativamente a este ponto que a(s) entrevista (s) de FSF me parecem ser interessante. FSF defende duas coisas com clareza. Baixar o passivo para qualquer coisa como 130 milhões de euros, através da venda de património e das VMOCS e permitir que o Sporting prescinda da maioria do capital da SAD. Mantendo as acções de classe A que impedem o accionista maioritário de fazer absurdos como mudar a cor das camisolas ou o nome do clube, etc. Isto é, pela primeira vez e sem grandes rodeios FSF assume uma estratégia: baixar o passivo de forma a que o Sporting seja atractivo a investidores. Uma coisa em função de outra.Este é o ponto.
Está aberta a discussão.

2 comentários:

Sporting na Família desde 1907 disse...

Rapaz Dinis,

Não sei se já te tinha dito mas esta coisa dos “númaros” faz-me uma confusão do caneco. Eu é mais tripas, tensões arteriais e actualmente cabecinhas e cérebros, de preferência com defeito, que é para ver se ganho algum.

Há muita coisa que me intriga. Por exemplo, quem é que poderá querer pegar no Sporting, e para quê? Por caridade e amor, não me cheira; para render, muito menos. Mas se for para render, então esse investidor teria que tornar o SCP num produto exemplar, o que neste caso significaria vencedor. Até aqui tudo bem. E o resto?
Tirando a impossibilidade do sultão que nos comprar, mudar as camisolas para amarelo vómito ou passar a chamar o clube de Alibóbó Clube de Lisboa, o que é que irá acontecer com as poucas, mas ainda nobres modalidades amadoras que existem? E no futebol, como seria enquadrada a formação?

Não sendo um defensor do status quo (embora reconheça que são uma banda carismática e do melhor que o boogie britânico nos deu) existem montes de coisas que me baralham.

Por exemplo, a média de assistências em Alvalade em 2007 foi de cerca de 34.000 manos. Em 2008, depois de termos ganho a Taça no final da época passada, de termos ganho o Torneio do Guadiana, de termos ganho a Supertaça e estarmos em primeiro lugar no campeonato ao fim de três jornadas, baixou para 27.000.
Qual é a explicação para isto?

Perdemos 7.000 espectadores por ter ganho o que ganhámos na abertura da época?

E depois perdemos 3.000 (creio que a média ao fim de 5 jornadas baixou para 24.000) por ter perdido com o Barcelona e com o Benfica?

Resumindo, ganhamos jogos, perdemos 7.000 gajos. Perdemos com o Benfica e o Barcelona e só perdemos 3.000 alminhas?

Socorro!!!

Post Scriptum - Tens algum antepassado chamado D. Afonso III, Esparguete ou és mesmo Bolonhado por causa da Declaração?

Dinis disse...

É mesmo por causa da Declaração!
;)
Abraço