terça-feira, 10 de junho de 2008

O Regresso da história e o "problema americano" Fim

Mas Kagan reconhece que tudo correu mal, não se sabe porquê, e que a opinião mundial deseja uma diminuição do papel dos EUA no mundo. A sua nova teoria - para além de uma antevisão dos conflitos futuros que não cabe nesta análise - é a existência de um "problema americano". " Sem dúvida há um problema americano, devido a erros de comissão e omissão, não só nos últimos anos, mas através da história americana. A tendência para o unilateralismo, a desconfiança quanto ás instituições internacionais, o apego à soberania nacional, a maior tendência para usar a força para tratar de problemas internacionais" (págs.85-86).
Para Kagan, porém, este problema não é dos governantes actuais, mas uma tendência geral da história dos EUA. É a mesma tese que tem vindo a desenvolver na sua história da diplomacia americana, cujo primeiro volume ostenta o título elucidativo Nação Perigosa.
Assim a tendência perigosa não seria de Bush, nem dos neoconservadores - mas da Nação: somos assim, conclui Kagan.
Bela desculpa para os actuais fracassos. mas para quem, como eu, conheceu uma América livre, liberal e tolerante, e espera vê-la reaparecer em breve, a desculpa soa a pouco - a atirar para a generalidadre dos seus concidadãos a culpa que talvez só caiba a alguns.

André Gonçalves Pereira
Público, 7 de Junho 2008

Sem comentários: