sábado, 30 de agosto de 2008

O que é que se passa com este jornal?

Não consigo comprar a edição de hoje do Público para ver se há penitência no "O Público errou". Espero que sim. Porque na edição de ontem e na mesma página, isto: "Procurador recomenda a magistrados a aplicação da prisão preventiva" - Título (ainda por cima) a três colunas da página 2. Logo abaixo: "O PGR está a dar orientações aos magistrados do MP para aplicarem a prisão preventiva e defenderem a realização de julgamentos sumários"
Mais abaixo um bocadinho e em caixa de destaque: " O governo não desvaloriza a criminalidade e aprova (dixit) disso é que...."

Ora bem, este "aprova" em vez de "a prova" pode muito bem ser gralha. Acontece. Agora imputar ao PGR recomendações que este manifestamente não pode fazer já é jornalismo muito fraco. E o erro é duplo. Não tem desculpa. O PGR não podia ter feito tal recomendação (a da aplicação) da prisão preventiva porque esta é uma competência dos Magistrados Judiciais e não dos Magistrados do MP. As medidas de coação são aplicadas por despacho do juiz. E há uma grande diferença entre pedir ou requer a aplicação da prisão preventiva e a aplicação propriamente dita. Não há?

Sem comentários: